A Prefeitura Municipal de Saúde através da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Epidemiológica, realizaram nesta quinta-feira, 25, uma ação em alusão ao dia mundial de luta contra a Malária. Entre as atividades, foram realizadas Blitz Educativas pelas ruas da cidade e palestra com pais e alunos do Colégio Militar.

Segundo o Coordenador de Vigilância Epidemiológica/Endemias, José Hélio Silva, a situação da doença em Araguatins está totalmente controlada, o Município não registra casos novos autóctones (quando a transmissão ocorre no próprio município) desde janeiro de 2018, depois do surto da malária em 2017, onde foram registrados 37 casos. “Foi com muito esforço e integralidade das equipes de saúde e com o apoio Coordenação Estadual do Programa da Malária (Vigilância Epidemiológica/Endemias, Atenção Básica, Hospital Municipal, Laboratório Municipal, Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias) no desenvolvimento das ações de combate, que conseguimos cortar a cadeia de transmissão, levando Araguatins a zerar os números de casos e sair do mapa de transmissão da malária na região Amazônica, ” disse José Hélio.

Confira o Mapa


Fonte: Secretaria de Estado da Saúde

O Prefeito de Araguatins, Cláudio Santana e o Secretário Municipal de Saúde, Natividade Alves Palma, parabenizaram as equipes envolvidas na ação em prol da saúde da população.

A Malária

A malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por parasitos do gênero Plasmodium, transmitidos pela picada da fêmea infectada do mosquito gênero Anopheles. O paciente com malária não é capaz de transmitir a doença diretamente a outra pessoa, é necessária a participação de um vetor. Entre os principais sintomas da malária estão, febre alta, calafrios, tremores, sudorese ou dor de cabeça. Algumas pessoas antes de apresentarem esses sintomas, sentem náuseas, vômitos, cansaço e falta de apetite. A malária tem cura, mas se não for diagnosticada e tratada em tempo oportuno, pode evoluir para formas grave da doença.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here